8 questões sobre impermeabilização respondidas
Abaixo deixamos algumas dúvidas sobre impermeabilização
1. Para que serve a impermeabilização?
A impermeabilização tem a função proteger os materiais dos ataques da umidade, impedindo a passagem água, e garantindo a durabilidade, resistência e estabilidade estrutural dos elementos.
Dentro do contexto da construção civil, é fundamental entender a importância da impermeabilização nos elementos de concreto, que não é um material 100% impermeável em sua forma natural. Em estruturas de concreto armado, por exemplo, existe o risco de corrosão das armaduras.
2. Impermeabilização funciona?
Sim, desde o sistema de impermeabilização escolhido seja adequada para a situação e que os produtos utilizados sejam de qualidade.
E um dos pontos mais importantes para garantir que a impermeabilização vai funcionar é a qualidade da mão de obra que vai executar o serviço. É preciso se certificar que a impermeabilização será feita por profissionais e empresas especializadas e com experiência.
Contudo, como vários outros materiais e produtos, a impermeabilização tem uma data de validade, e eventualmente ela vai precisar de ser substituída.
3. Como é feita a impermeabilização?
4. Quem faz impermeabilização?
A execução de serviços de impermeabilização de elementos de concreto deve sempre ser feita por profissionais e empresas habilitados, com experiência, seguindo os procedimentos normativos.
A grande parte dos problemas nos sistemas de impermeabilização ocorre por falhas de execução. Mesmo produtos industrializados de qualidade, que passam por rigorosos testes, podem ser a sua eficiência e durabilidade comprometidas se forem mal instalados.
5. Quais são os tipos de impermeabilização?
Existem 3 tipos básicos de sistemas de impermeabilização:
- rígidos, que são utilizados para locais com pouca movimentação térmica, enterrados, sem exposição ao tempo;
- flexíveis, que podem ser usados em locais de maior movimentação, como por exemplo a manta asfáltica;
- e existem também os sistemas semi-flexíveis, que são os aditivos que compõem a fibra de vidro, argamassa polimétrica.
Existem várias novas tecnologias como a poliuréia, poliuretano e também revestimentos com polipropileno e pvc, mas a análise depende de cada projeto.
6. Como escolher produtos para impermeabilização?
Os sistemas de impermeabilização devem ser escolhidos conforme a situação de uso do elemento que será impermeabilizado, os níveis de exposição, a durabilidade do sistema, a disponibilidade no mercado local e a análise de custos.
A primeiro passo é escolher entre os sistemas flexíveis e rígidos.
Uma vez escolhidos, o engenheiro deve especificar a melhor opção levando em consideração fatores de uso com a análise de custos.
Por exemplo: para impermeabilizar um piso industrial, é preciso levar em consideração o tempo de parada fabril e os prejuízos que podem ser gerados durante a fase de obras.
Para poços de visita pode ser selecionada a impermeabilização com fibra de vidro, polipropileno e até mesmo PVC.
7. Por que impermeabilizar?
A impermeabilização protege as estruturas de concreto de diversas patologias, tanto de níveis estéticos quanto de riscos sérios à segurança estrutural.
Os sistemas protegem as estruturas do ataque de mofos, fungos, bolor, além do descascamento de pintura, manchas e surgimento de matéria orgânica em geral.
Outras patologias são evitadas com a impermeabilização como a lixiviação do concreto, carbonatação e corrosão de armaduras expostas.
8. Quanto tempo dura a impermeabilização?
Cada sistema de impermeabilização tem a sua durabilidade. Contudo, os mais utilizados garantem uma durabilidade média inicial de 5 anos para sistemas mais simples e de 5 a 15 anos para processos mais complexos com manta.
No entanto, esses são valores, que podem variar tanto para mais quanto para menos, dependendo de fatores como qualidade do material, uso correto para a situação, e qualidade da mão-de-obra envolvida e agressividade do produto.