Saiba como melhorar a manutenção das suas redes

Saiba como melhorar a manutenção das suas redes



Gaste 5 minutos lendo este informativo e saiba como melhorar a manutenção das suas redes e ficar mais tranquilo no seu cotidiano.


Técnicas e aplicações 

Os diversos métodos não destrutivos empregados no Brasil podem se dividir em três grandes grupos, de acordo com a aplicação, segundo a Abratt. 


Para reabilitação e recuperação de redes de distribuição:

O primeiro passo é fazer o diagnóstico da sua rede e dos pontos mais danificados através de uma inspeção por cftv robotizada.


Inserção de novo tubo (sliplining)

Essa é a técnica mais simples de substituição de redes, cujas dimensões não permitem a entrada de pessoas. Consiste em puxar ou empurrar uma nova tubulação para dentro da existente. A rede revestida funciona como suporte e caminhamento para a inserção do novo tubo. A disponibilidade de tubos de polímeros, sobretudo os de polietileno unidos por fusão, aumentou a popularidade dessa técnica. O revestimento por inserção com tubo de menor diâmetro pode ser utilizado em redes pressurizadas e por gravidade. Com essa técnica, é possível obter uma rede tão boa quanto uma nova, mas há uma redução de diâmetro significativa. Pode ser usada em redes de gás, de água potável e redes industriais. 



Revestimento com cura no local (cipp ou cured-in-place pipe)

De forma geral, prevê a utilização de um tubo de tecido impregnado com resina epóxi ou de poliéster introduzido na rede existente. Esse tubo é inflado contra a parede da rede e curado (à temperatura ambiente ou, mais comumente, com recirculação de vapor ou água quente). Além de minimizar a redução de diâmetro, uma vantagem dos sistemas CIPP é sua capacidade de se conformar a praticamente qualquer forma da tubulação, viabilizando seu uso para recuperação de redes não circulares. A principal desvantagem é a necessidade de retirar de serviço a rede existente durante a instalação e cura. 


Inserção de tubulação deformada (close-fit lining)

Consiste no uso de tubulação deliberadamente deformada antes da inserção, com posterior recomposição de sua forma original após a colocação. Pode ser usada em redes de esgoto, gás e de água potável. 



Revestimento por aspersão (spray lining)

Utilizado em tubos de distribuição de água, consiste na remoção de depósitos e corrosão, com a posterior aplicação de um revestimento para inibir deterioração futura e vedar pequenos vazamentos. Os materiais de uso mais comum para esse fim são argamassa de cimento ou resina epóxi, aplicadas por máquina robô de aspersão, puxada por meio da rede a uma velocidade constante e determinada.

 


Para substituição de redes: 

Substituição por arrebentamento pelo mesmo caminhamento (pipe bursting)

Uma ferramenta de percussão (normalmente um martelo de percussão modificado) arrebenta a rede existente enquanto uma nova tubulação é puxada ou empurrada em substituição, atrás da ferramenta. Alguns sistemas não utilizam martelo, funcionando exclusivamente com base na força de puxamento ou no acionamento de pistões hidráulicos sobre uma cabeça cônica de arrebentamento. A técnica é indicada para redes cuja situação estrutural não permita recuperação.

 

Os sistemas de substituição por arrebentamento de tubos usam uma cabeça cortante de acionamento hidráulico ou pneumático para romper a rede existente, instalando simultaneamente uma nova tubulação final 


Outro método para recuperação de caixas e Poços de visita danificados é a laminação com fibra de vidro


A Vision GS é uma empresa focada no meio ambiente e em melhorar a manutenção da sua empresa evitando problemas futuros, conta com equipe de diagnóstico de redes para assessorá-lo com a melhor solução dando tranquilidade ao gestor de manutenção.